•  
 
 
 
 
Projeto no Escurinho do Cinema - Apresentação

Trata-se do projeto de organização da sala de cinema da Faculdade Ernesto Riscali.

Justificativas

Avaliando o conhecimento cultural dos alunos da FAER, nota-se que poucos conhecem os grandes clássicos do cinema mundial e nacional. Da mesma forma, não são muitos que conseguem desenvolver o espírito crítico para identificar a mensagem de um filme arte.

O Projeto “Escurinho do Cinema” busca levar os alunos da IES a terem contato com grandes obras do cinema, a contextualizarem e refletirem sobre a mensagem dessas produções.

Aqui, priorizamos os filmes Cult, que por definição são filmes de conteúdo original, e de roteiro também original, que tentam passar uma mensagem inovadora, muitas vezes de forma subliminar, de múltipla interpretação e de difícil compreensão pelo grande público (habituado a visões mais convencionais da realidade). No entanto, agradam um pequeno público de gosto peculiar e mais refinado, que tenta extrair a mensagem que o autor quer passar, e a utiliza como fonte de conhecimento, e as vezes até como filosofia de vida.

O nome do projeto – “Escurinho do Cinema” pretende atrair, de forma descontraída, os alunos da IES.

Objetivos Gerais

Tem-se como objetivo geral o incentivo ao cinema.

Objetivos específicos

São objetivos específicos:

- Melhorar o espírito crítico dos alunos em relação a obras do cinema.
- Levas ao conhecimento de grandes clássicos.
- Proporcionar oportunidade de realização de horas acadêmicas.

Método

A exibição dos filmes do “Escurinho do Cinema” acontecerão 2 vezes por semana nas dependências da FAER (anfiteatro). Na entrada da sala, luzes coloridas indicarão que a sessão está começando. A pipoca, elemento essencial nos cinemas, será permitida.

Para ter acesso a apresentação, o aluno deve adquirir previamente um ingresso na cantina. A sinopse do filme apresentado, bem como a premiação e questões pertinentes à obra estarão afixadas nos murais da IES.

A participação dará ao aluno direito a 10 horas acadêmicas.


 
 
 
UNIESP Solidária Biblioteca/
Publicações
TV UNIESP Rádio UNIESP Inclusão
com Arte
Projeto Ambiental EAD Notícias Imprensa Trabalhe
Conosco